Zhen Ming - Yoga Taoista dos Sonhos

 

"Viver é um sonho que se desfaz como o vapor das gotas de orvalho ao amanhecer" - Luminescência Púrpura - Clássico Taoista Kunlun.

 

Os sonhos estão diretamente relacionados com as nossas experiências: o que sentimos, o que desejamos, o que pensamos, o que vivemos e os traços que estão armazenados em nossa consciência. Todas as experiências são refletidas diretamente no mundo dos sonhos:

 

  • se conseguirmos lembrar dos sonhos, eles podem vir a ser uma forte ferramenta para nos aproximarmos de nossa verdadeira natureza

  • se formos capazes de interagir com os sonhos, eles se tornam uma forte ferramenta de transformação interna

  • se formos capazes de despertar e liberar a consciência nos sonhos, então eles tornam-se uma ferramenta de iluminação pleta e imortalidade.

 

As melhores formas de entender o que é o mundo em que vivemos, quem somos, descobrir o nosso potencial, estão na arte de sonhar. Na tradição Kunlun a base para realização no mundo dos sonhos está associado a prática de Shui Gong e de Ming Zhan (Yoga do Sono). Com os sonhos nós podemos aprender e descobrir qualquer coisa, visitar lugares, pessoas, há muitos universos dentro dos sonhos, há guias, há lugares perigosos, há possibilidades infinitas e aprendizados.

 

No entanto as práticas de sonho são apenas parte do sistema e precisa desenvolver-se junto com os outros métodos. Não adianta ter acesso a informações preciosas e não ter as ferramentas para lidar com elas. Quando associados á alquimia interna taoista, os sonhos são uma poderosa chave de realização. Com o tempo nós entendemos que o pequeno sonho (de uma noite) e o grande sonho (de uma vida) não são coisas diferentes, tudo é vapor, tudo surge e se desfaz no vazio.

 

Num primeiro momento, passamos a flutuar e voar para os sonhos, por isso somos chamados de "Sábios Alados - Yǔmáo shèngrén 羽毛圣人 ou apenas Yǔmáo - 羽毛", depois conforme avançamos, os sonhos já não acontecem, e passamos a "voar para as estrelas" quando dormimos, por repousamos na clara luz.