Shui Gong

 

O termo Shui Gong significa literalmente "Treino de descanso" e é uma das bases mais importantes dentro dos treinos de Yoga do Sono (Ming Zhan) e Yoga dos sonhos (Zhen Ming) no sistema taoista.

As tradições mais populares de Shui Gong são a Long Men Pai, fundada por Qiu ChuJi, e TianXianWuJiMen, de Chen XiYi (Chen Tuan). Os métodos deles são primorosos e contém preciosas aplicações.

Já a tradição Kunlun possui muita influência da Rainha Mãe do Oeste (Xi Wang Mu), que muitos historiadores acreditam ser a Rainha Bíblica de Sabá, e também temos forte influência do antigo Bön Tibetano (As montanhas Kunlun fazem fronteira com o Tibet, e há muita influência e troca de informações entre mestres nessas regiões).

 

O nosso sistema de Shui Gong possui 36 posturas para se treinar o descanso, alinhamento, e fortalecimento do corpo. No início pede-se apenas para treinar a imobilidade nas posturas, e esse treino vai ser a base da fundação da Yoga do Sono (Ming Zhan) e posteriormente auxiliará nas práticas no mundo dos sonhos e a ter boas posturas para dormir. Se a postura de descanso no sono está ruim pode provocar pesadelos, doenças e até mesmo impedir a restauração da energia durante o dormir.

 

Conforme o corpo vai aprendendo a relaxar, os sonhos vão se tornando cada vez mais próximos de nós com a subida da vibração do corpo e o aquecimento do mesmo durante os sonhos.

 

Quando nossa vida ou energia estão bagunçados, não conseguimos dormir direito e nem repousar. Em Shui Gong se aprende a descansar e reorganizar a energia, a combater a insônia e a auxiliar na capacidade de restauração do corpo. Também é utilizado para aumentar as habilidades da meditação de Cultivar a Tranquilidade. A este estágio de treinamento está reservada a função de aprender as posturas e iniciar o processo de aprender a permanecer e relaxar nelas, entrando em meditação profunda.

 

Esta é a forma ancestral do Povo Fangshi meditar.