Fundação das Escolas Modernas de Taoismo e Alquimia Interna Taoista

 

Os povos ancestrais da China praticavam as artes secretas de imortalidade onde cada montanha tinha sua especialidade: nas montanhas Kunlun os Fang Shih faziam desenhos das estrelas e estruturavam o Kan Yu que posteriormente viria a dar nascimento ao Feng Shui, havia o povo de ShiChuan que eram especialistas no desenvolvimento do ser á partir da sexualidade, e tantos outros povos que influenciaram Lao Zi e os outros fundadores do movimento chamado de Taoismo.

No entanto o acesso a esse tipo de conhecimento ficou restrito aos aventureiros que iam até as montanhas e sobreviviam ou davam a sorte de encontrar um sábio alquimista na floresta ou na cidade, ou ainda que nasciam no meio desses grupos, não haviam muitos meios de acesso, mas haviam livros escritos pelos chamados "imortais" (pessoas de grande realização espiritual que puderam estudar com esses mestres ancestrais).

 

Quando Lao Zi começou a ensinar abertamente, muitas pessoas conseguiram atingir os altos níveis de consciência e desenvolvimento, então as tradições começaram a se fixar e a auxiliar muitas pessoas. O principal imortal envolvido com a difusão dos meios de transformação do corpo e da mente (posteriormente chamados de Chi Kung, Qigong, Nei Gong e alquimia interna taoista Nei Dan) ligados ao taoismo foi Lu Dong Bin, por esse motivo ele é chamado de "Pai do Taoismo Moderno" e posteriormente Chen XiYi (que também foi um dos alunos de Lu Dongbin) fez uma grande compilação das práticas dos antigos imortais que foi encontrando por suas peregrinaçãos eremitas, ficando assim conhecido como "Pai do Chi Kung/Qigong contemporâneo".

 

Acompanhe aqui a lista da continuação dos ensinos e fundação das linhagens:

 

Braço do Norte - Iniciado por Wang ChongYang (escreveu o livro - O segredo da Flor de Ouro e fundou o BeiQiZhen mas conhecido como QuanZhen - Realidade Completa do Norte).

 

Hao Datong  - Tan Chuduan - Liu Chuxuan - Wang Chuyi - Qiu ChuJi (fundador da Long Men Pai - uma tradição celibatária) - Sun Buer (Junto com Ho Shien Ku são matriarcas da tradição da Tigreza Branca, que entre outras coisas treinavam Prostitutas para cura de pessoas) - Ma Danyang

 

Braço do Sul - Iniciado por Zhang Boduan (autor do clássico Entendendo a Realidade, iniciou o movimento chamado de NanWuZu)

Peng Helin - Bai Yuchan - Chen Niwan - Xue Zixian - Shi Xinglin (principal difusor da Meditação Nei Guan - Observação interna e externa - Na China).

 

Braço do Leste - fundado por Lu Xixing  e Braço do Oeste - fundado por Li Xiyue.

Essas duas escolas foram fundadas tendo conceitos de cultivo sexual de casal em sua fundação de prática, a principal diferença entre elas é que Lu Xixing pensava nesse cultivo no início do processo enquanto Li Xiyue (que foi seu aluno) pensava nesse tipo de cultivo como parte fundamental de seu método.

 

Estes são os caminhos mais conhecidos de taoismo, e frutificaram influenciando todas as outras escolas e demonstrando formas de cultivo diferentes, todos com base em Qigong (Chi Kung), movimentação de energia interna (Nei Kung/ Nei Gong) e meditação. Seus mestres foram autores de clássicos e escreveram comentários muito importantes além de divulgar o taoismo por toda a China e modificarem a forma de como as tradições antigas pensavam a alquimia taoista, trazendo novas visões e possibilidades de cultivo.

 

O conhecimento destes mestres e dessas linhagens e seus textos são fundamentais para uma profunda compreensão do caminho taoista e de suas muitas possibilidades, não só enquanto método mais também enquanto ao tipo que cultivo que melhor se enquadra para os que desejam traçar esse tipo de caminho.

Há um ditado taoista que diz: não se pode chegar ao Tao sem se ler muitos livros e cultivar a simplicidade, não importa qual método você decida usar.