Iniciação da Água - Kan

 

A água é a vida que surge dos céus, quando o pó e brilho das estrelas se coagula, forma assim a água, que flui de cima para baixo, quando encontra o fogo pode retornar para cima.

Da mesma forma se portam os desejos, da mesma forma se portam os circuitos energéticos do nosso corpo ou de uma casa.

O poder da água flui e nutre todas as coisas, a energia é dissipada pelo vento e armazenada na água, como está escrito no tratado de jazigos de Guo Po. Desta maneira, também são os fluxos de energia da nossa vida, trazendo prosperidade aos que sabem cultivar e plantar nas épocas de cheia e aos que sabem armazenar as coisas para os tempos de seca.

Ser iniciado pela água significa compreender os fluxos e recolhimento da origem do universo, conhecer os caminhos e entender os percursos de  nutrição do ambiente e do nosso corpo. Quando a água está parada, é fétida, em movimento ela pode ser límpida e cristalina, quando permitimos que as coisas fluam e seguimos o caminho natural, a porta para as 10 mil maravilhas se abre.

Os maiores ensinamentos sobre a água incluem a percepção da afinidade dos próximos, e a compreensão de que a energia só flui onde há espaço, mesmo que ela possa afundar, mesmo que possa emergir, não há como obrigá-la a fluir onde não há aberturas, assim é tudo na vida.

Que a água possa sempre lavar nossos corações e fecundar nosso ser com amor.

Tai Yin - Portador da Tradição Jiulong Kunlun