Fusão dos Cinco Elementos

 

Fusão dos cinco elementos ou fusão cósmica é o nome dado a uma prática clássica taoista onde se utiliza o Nei Kung (Nei Gong) para movimentar as cinco forças dentro do corpo.

 

Esta prática consiste na aplicação dos princípios do Feng Shui, o antigo Kan Yu (Caminho dos céus e da Terra) aplicados na tradição Xin Xi Pai (Coração das formas) e tão presente nos textos antigos.

 

 

Assim como no feng shui, existem níveis de harmonização:

 

  • Formação da Pérola do Dragão

 

  • Purificação dos órgãos, dos sentidos e da consciência

 

  • Organização das energias internas - despertar da clara luz

 

  • Crescimento das virtudes e luminosidade nos órgãos, despertar da luz divina

 

  • Asceção, iluminação e despertar da numinosidade, despertar do amor divino

 

Classicamente essa prática é dividida em três estágios, melhora a saúde, auxilia a balancear as emoções, romper com o passado e criar novas possibilidades, desenvolve a percepção das energias internas e externas, desperta a luminosidade e faz a abertura do coração divino com o fogo imperial.

 

Fusão abre e limpa os circuitos de energia divina no corpo, possibilitando assim a criação de uma fundação onde a força celeste possa circular livremente no corpo, e todo esse processo é guiado  pela nossa consciência, é parte do "fazer" e auxilia os processos de  "não fazer" - Wu Wei, que estão ligados a meditação silenciosa e aos processos mais avançados de alquimia interna taoista.

Com essa prática podemos "por em ordem" a nossa energia e compreender as bases mais fundamentais do Feng Shui dentro do nosso corpo.

 

Para ler mais sobre fusão acesse nosso blog: http://qigongbrasil.blogspot.com.br/2012/12/fusao-dos-cinco-elementos.html