Fogo Interno - Li Gong

 

Esta prática (Qigong/Chi Kung) é a base do caminho do fogo, desenvolvendo a capacidade de perceber o coração batendo dentro do corpo, e depois com o despertar de que a consciência e a existência é o próprio pulsar da vida. Além de nosso coração, precisamos perceber que existe um coração pulsando na Terra, no Sol, nas estrelas, tudo que existe, possui um coração, e desse coração surge o fogo da vida.

Quando o fogo se concentra, ele é capaz de gerar calor e luz, quando se dispersa ou se estagna a consciência também se perde.

 

Após aprender a despertar e concentrar o fogo dentro do corpo, é possível caminhar pelos órgãos e meridianos de acupuntura, purificando e fortalecendo o corpo.

 

O fogo gerado na prática de Li Gong fortalece a essência (Jing) e pode armazená-la dentro dos órgãos. É possível também restaurar a força do desejo, a força emocional perdida durante o dia com emoções fortes, e a força mental perdida para solucionar problemas e encontrar saídas para conflitos. Com as três energias restauradas podemos repousar e descansar bem. Este processo é chamado de "fogo da nutrição".

 

A prática de Li Gong inicia o processo da fundação da movimentação da nossa energia interna, e é uma das chaves para conseguir o processo de  "conter a vasão" de força essencial (Jing) no processo de cultivo e alquimia sexual.