Feng Shui Tradicional

 

Feng Shui (antigo Kan Yu) é uma das principais artes dos povos antigos de Kunlun - Os Fang Shih, sendo assim, é um dos estudos principais da tradição taoista Jiulong Kunlun. Basicamente o Feng Shui é a arte de otimizar o funcionamento e  a circulação de energia, escolher os melhores lugares para fazer túmulos, os melhores lugares para morar, as melhores datas para se iniciar alguma coisa, a melhor posição de objetos em uma casa e também as melhores formas de mover energia dentro do corpo. Todas essas técnicas utilizam uma bússola, que é chamada de Luo Pan pelos chineses.

A maioria dos antigos Fang Shih eram eremitas e não construíam templos, sendo assim precisavam sempre escolher os melhores lugares para se abrigarem ficando assim seguros também para poderem praticar seu cultivo interno.

Além disso, o estudo das estrelas pessoais (astrologia) dentro do Feng Shui pode ser a chave para o sucesso no cultivo, realização plena espiritual, em empreendimentos, construções e mesmo relacionamentos.

Não apenas aplicado a escolha de locais, formas, etc., e mapas e cartas de astrologia, ainda se estuda as movimentações celestes da energia, podendo assim escolher datas propícias para se realizar determinados eventos, plantio e rituais.

 

Segue abaixo a lista de retiros de Feng Shui oferecidos pela tradição que compila os velhos ensinamentos com as novas possibilidades criadas ao longo dos séculos, todos os retiros têm práticas de meditação e exercícios energéticos (Qigong/ Chi Kung) auxiliares, além da utilização de textos tradicionais de Feng Shui (Kan Yu).

*os retiros de Feng Shui e Astrologia Chinesa são dados esporadicamente mas podem ser solicitados.

 

San He - Três Harmonias

 

  • Xin Shi Pai - O coração das Formas

 

Este retiro tem por objetivo aprendermos os métodos mais antigos de Feng Shui (Kan Yu) que engloba o estudo dos métodos Xiang Di, Xiang Zhai e Qing Niao Shu, onde aprendemos a identificar as energias na natureza, os elementos, a movimentação da energia (Coluna do Dragão) e os movimentos dos canais de energia e das águas além de utilização da Luo Pan (bússola) para verificar os rios abaixo da terra e os campos magnéticos nocivos.

Experimentando no nosso corpo as sensações das forças do universo, observando e analisando as formas, caminhando sobre montes, montanhas e ruas, aprendendo a observar e a sentir a natureza e suas leis, nos tornamos capazes de compreender como as forças universais se comportam e se relacionam entre si, também aprendemos a reconhecer lugares de poder, "criar" lugares de poder, e encontrar lugares bons para enterrarmos nossos ancestrais e animais de estimação.

 

Os estudos começam com o Wei Xing (formas externas) e procedem para o Nei Xing (formas internas), estudamos os movimentos do vento, a inteligência da harmonia da natureza de um local e os fatores que permitem que sejam afortunados ou desafortunados.

Estudaremos fragmentos dos textos:

- Clássico do Imperador Amarelo de assentamento de casas

 

- Clássico de arquétipos de sepulturas de Qin Wu

 

- Capítulo interno do livro de lápides de heróis da antiguidade - Kuo Po

 

- Clássico de Yang Gong

 

- Di Li Bian Zheng

Este retiro não tem pré-requisitos, e possui  dois níveis e dura um final de semana para cada nível, e também são agendados passeios para observações.

  • Ba Zhai - Oito Palácios

 

Os oito palácios mostra os oito presságios de um espaço construído, de um ambiente ou mesmo de um ser vivo. É baseado na transformação dos trigramas do I Ching (Yi Jing) revelando as qualidades de energia de um espaço e as formas de melhor lidar com as configurações da força que flui em um ambiente. Apesar dos textos referentes a essa técnica terem 300 anos, há mapas milenares de Ba Zhai e as técnicas também podem ser aplicadas para compreendermos melhor a organização do nosso corpo, como um ambiente consegue se harmonizar, ou mesmo as respostas emocionais e tendências do nosso comportamento. Absolutamente tudo o que existe no mundo manifesto pode ser analisado sob o aspecto de Ba Zhai.

 

No retiro de Ba Zhai vamos trechos dos seguintes tratados:

 

- I Ching de Liu I-Ming

- Clássico da Flor de Ameixeira

- Clássico do Tigre e do Dragão

- Clássico do Ba Zhai (Ba Zhai Ming Jing)

- T´ai Shang Ch´ing-ching Jing

 

Este retiro não tem pré-requisitos e tem dois níveis de ensino, precisando de um final de semana para cada nível.

 

  • Shan Shui Long Fa - Dragão da Montanha e da água

 

É um estudo apurado sobre os caminhos de elevação das montanhas e da direção das águas nos rios, nas cidades visa movimentação das ruas e do desemboque das entradas e saídas.

Os antigos acreditavam que assim como o céu possuía montanhas e rios (as estrelas) assim também é na Terra.

Através dos estudos desse sistema, podemos compreender como as formas interferem na movimentação da energia de um ambiente e moldam os ventos e os caminhos por onde a força corre, desse estudo também surgiu o Ya-Bai, que mostra proporções de formas que podem ser nocivas de acordo com a configuração de um local entre outros fatores.

 

Para poder fazer ou solicitar esse retiro é necessário ter feito os outros dois retiros da tradição San He.

 

  • Yin Zhai San He - Construção de Túmulos e Ritos de Cuidado e reverência aos mortos

 

Os métodos de construção de túmulo e escolha de local para enterrar os entes queridos é também uma das especialidades dos Fang Shih de Kunlun Shan.

Através desse método é possível que as gerações futuras possam se beneficiar se curando de doenças, aumentando a boa sorte, ou dissolvendo problemas que são padrão familiar.

É possível se cremar o corpo dos entes queridos e se enterrar as cinzas em lugares que vão proporcionar ajuda na jornada espiritual desta pessoa, mas se os resíduos físicos da pessoa se perderem, a conexão com o Qi fica mais fraca, mas ainda existe.

 

Para solicitar o retiro de Yin Zhai é preciso ter feito todo o método San He, ser um praticante assíduo de Qigong da tradição e conhecer os encantamentos do guardião do sono.

 

San Yuan - Três Ciclos

 

  • Xuan Kong Zi Bai - Vazio Misterioso Púrpura-Branco

 

As técnicas desse método pensam na qualidade da energia próximo a sua fonte de criação, a divisão do Yin e do Yang.

Através dessas análises é possível compreender muitos processos da criação da existência a partir do "Vazio Misterioso" (Xuan Kong) e obter dados de uma perspectiva da energia antes mesmo dela se tornar material.

Apesar de não ser muito considerada pela maioria dos mestres contemporâneos de Feng Shui (que não são praticantes de alquimia interna) por ser considerada muito simplista, esse método é essencial para compreender aspectos primordiais de qualidade da manifestação da energia, ver as tendências da manifestação das formas e assim a geração dos presságios e compreensão da boa ou da má sorte de acordo com as situações.

 

O retiro de Xuan Kong Zi Bai posse ser realizado em um 4 finais de semana, e não tem pré-requisitos, neste retiro utilizaremos fragmentos do Clássico Segredos do Vazio Misterioso e do Escritos de Vazio Misterioso Púrpura-Branco, o Clássico de Da Yu - Lo Shu, e estudaremos também a astrologia de 9 Qi, a astrologia Solar das 9 estrelas.

 

  • Xuan Kong Fei Xing - Estrelas Voadoras

 

Esse método analisa a força trina que manifesta a existência a partir do "Vazio Misterioso" (Xuan Kong) e tem como medida o tempo, o espaço e a manifestação em si.

Através desse tipo de análise é possível se compreender os aspectos da evolução de uma estrutura ao longo de dias, meses, anos e em outros ciclos, é o sistema mais utilizado atualmente dentro do Feng Shui.

 

O retiro de Xuan Kong Fei Xing não tem pré-requisito e dura 3 finais de semana.

Neste retiro utilizamos os clássicos Ode ao Misticismo e Ode as Estrelas Voadoras.

 

  • Xuan Kong Da Gua - I Ching (Yi Jing) Matemático

 

Após a estabilização das três forças, se criam as 10 mil coisas e o mundo material se estabiliza.

Este método se utiliza da linguagem do I Ching (Yi Jing) associado aos Troncos celestiais, um processo chamado de Na Jia, e também associado aos Ramos terrestres, chamado Na Zi, a partir disso, é possível utilizando os fatores de tempo, espaço, manifestação, e classificação quanto á qualidade de energia e processo alquímico energético envolvido se encontrar os processos de um local e assim poder prever acontecimentos ligados à sua natureza e até mesmo prover mudanças auspiciosas.

 

Os textos utilizados nesse retiro são os 4 poemas de Xuan Kong e o I Ching de Liu I-Ming

 

O retiro de Xuan Kong Da Gua tem três níveis que podem ser realizados um nível por final de semana. Tem como pré-requisito os outros dois retiros San Yuan.

 

  • Métodos Avançados

 

Os métodos avançados são "Os Dragões de Água - Shui  Fa San Yuan" que inclui uma análise detalhada dos esquemas do Xian Tian Ba Gua e do Hou Tian Ba Gua (o céu anterior e o céu posterior) para compreender os caminhos da energia entre o imanifesto e o manifesto que permite que a água (a energia) se mova.

 

Finalização do Processo de Aprendizado

 

"Da Gua - Grande Portal" é revelado pelos Fang Shih e mesmo outras tradições como sendo o processo final do aprendizado de todos os sistemas de Feng Shui.

Os retiros oferecidos pela tradição Jiulong Kunlun acerca de Feng Shui são introduções ao sistema e direções para que se possa desenvolver nos estudos, no entanto o tempo mínimo para se graduar em Feng Shui estudando 5 horas por dia leva em torno de 7 anos, se bem direcionado, e ao final desse tempo de estudo (San He, San Yuan, métodos de astrologia e de datas propícias) então a pessoa está apta aprender o Da Gua.

Todos os métodos são complementares, e quanto mais se estuda sobre eles, mais precisas são as avaliações, mas o conhecimento obtido em cada estudo pode (e deve) ser aplicado imediatamente após o aprendizado. Feng Shui não é um conjunto de teorias, mas sim um conhecimento completo que precisa tanto de vivência prática quanto análise teórica, e tudo o que se aprende dentro dessa ciência pode ser aplicado em todos os ramos da vida.

 

Astrologia Tradicional

 

Os antigos mapeavam as estrelas e desenhavam seus caminhos de energia, a partir desse estudo surgiu a escrita como necessidade de criar guias para seguir o movimento do Céu e assim compreender as leis da Terra e do Homem.

No ocidente, infelizmente, a astrologia foi destruída pelas modificações feitas no calendário antigo, que descendia dos egípcios, então a astrologia ocidental que foi tão importante no passado, hoje é para a maioria das pessoas misticismo ou superstição, mas na idade média antes de se aplicar qualquer tipo de medicina se calculava os mapas de astrologia.

Para os chineses, esses dados são importantíssimos pois mostram as configurações dos meridianos do corpo da pessoa podendo auxiliar na manutenção da saúde, as configurações do caminho espiritual, se pode calcular lugares bons ou ruins para se morar, etc.

Entre outros fatores o estudo de Astrologia Tradicional Chinesa é essencial para os que buscam compreender as leis do destino e os aspectos das transformações da energia ao longo da vida.

 

Principais Astrologias

 

  • Análise do Ming - Carta de Nascimento

 

Este método utiliza o I Ching para transformar as datas de nascimento, a hora de nascimento e o nome da pessoa em Hexagramas e assim gerar correspondências do He Tu e no Lao Shu para assim poder obter os seguintes resultados:

 

- A natureza espiritual com que nascemos

 

- As tendências de acontecimentos ao longo da vida

 

- O motivo por termos nascido na família em que nascemos e o que de principal herdamos dela.

 

Além dos cálculos é preciso desenvolver habilidades em Meditação para conseguir compreender com clareza as imagens geradas auxiliando a pessoa a encontrar os pontos principais desse mapeamento, podendo auxiliá-la a aceitar e a agir de acordo com a sua natureza interna.

 

A leitura do Ming pode mudar totalmente a vida das pessoas a partir do momento que elas passam a entender e compreender a sua natureza (Xing) e a sua vida (Ming).

 

O retiro de Análise de Ming dura um final de semana e não tem pré-requisitos.

 

  • Astrologia das 9 estrelas - 9 Qi

 

O método das 9 estrelas utiliza o quadrado mágico e o Ming Gua (número pessoal) para encontrar as qualidades de energia e analisá-las de acordo com os aspectos de tempo.

Desta forma, é possível compreender processos de mudança ao longo da vida e entender as transformações internas e processos que acontecem naturalmente.

Esse sistema é parecido com o 9 Ki japonês, mas o método chinês leva em conta o sexo de nascimento da pessoa, e precisa de algumas poucas adaptações para ser utilizado no ocidente.

 

O retiro de Astrologia das 9 estrelas dura um final de semana e não tem pré-requisitos.

 

  • Ba Zhi - 4 Pilares do Destino

 

Os quatro pilares do destino referem-se as ferramentas que podem ser utilizadas no mapeamento da constituição do corpo no momento da fixação do espírito neste mundo.

A partir do momento em que a "respiração primordial" acontece, ou seja, do momento em que realizamos a nossa primeira respiração depois de ter saído do útero da nossa mãe, a energia começa a circular no corpo, e os caminhos e proporções internas são estabelecidos e não vão ser mudados enquanto a pessoa existir no mundo material.

Ou seja, a circulação dos meridianos do corpo dela estão proporcionalmente e geometricamente estabilizados, é possível melhorar a defesa do corpo e fortalecer os órgãos individualmente, mas os canais de energia estarão configurados até o momento da morte.

 

Ba Zhi é utilizado na medicina chinesa para encontrar os melhores pontos para regular o corpo, as melhores atividades físicas para melhorar a saúde, os melhores alinhamentos de Feng Shui de uma casa, os melhores alimentos, etc. Estudando Ba Zhi podemos ter um grande conhecimento sobre a nossa estrutura energética e como ter uma vida.

 

Os conhecimentos de Bazhi vem dos processos da alquimia que existe na natureza e pode ser utilizado para melhorar os processos de alquimia interna, para compreender as mudanças de estação, estabelecer tendências climáticas, e etc.

 

O retiro de Ba Zhi tem 9 níveis, e cada nível dura um final de semana e não tem pré-requisitos.

 

  • Zi Wei Dou Shu - Mapa das Estrelas Púrpuras

 

O principal difusor desse sistema é um imortal chamado Chen Xiyi (Chen Tuan) que segundo os textos, o recebeu de seu mestre Lu Tzu e posteriormente transmitiu os ensinamentos a Bai Yu Chan.

Basicamente este método serve para mapear a importância e o peso da pessoa dentro da sociedade (nobreza dela) de acordo com seus caracteres de nascimento e também mostra os acontecimentos que não podem ser mudados, revelando a boa e a má sorte ou seja, alguns pontos da nossa vida não podem ser modificados, independente das nossas ações.

É possível através desse sistema conseguir utilizar situações de má agouro para nos beneficiar de alguma forma quando elas não puderem ser modificadas ou evitadas.

 

O retiro de Zi Wei Dou Shu não possui pré-requisitos e possui 5 níveis de um final de semana cada nível.

 

Alguns outros métodos que estudamos também:

Estudo do Qi Celeste e Datas Propícias

Dong Gong

28 Mansões Lunares

Cálculos com BaZhi e Xuan Kong Da Gua

12 Deuses

Qi men Du Jia

Mu e Bu

 

Práticas e iniciações de Kan Yu - Finalização do Processo de estudo de Feng Shui