Cha Dao -  Caminho do Chá

 

No Brasil temos o costume de chamar todas as infusões de plantas de Chá, mas a palavra Cha (Tee na província de Yuannan - daí o Tea dos ingleses) se refere a uma planta chamada de Camellia Sinensis, e no caso do povo chinês, á prática ritualística que desenvolve muitas qualidades essenciais para alguém que está procurando se auto aperfeiçoar.

O ritual de Chá envolve manuseio cuidadoso e movimentos finos, ele serve para purificar o corpo, as emoções e a mente, e precisa ser tomado até o mestre de chá para de fazer as levas.

 

Alguns rituais de chá levam mais de quatro horas, e o corpo fica aquecido de tal forma que se consegue tomar o chá fervendo sem se queimar, e começa-se a entrar em um tipo de transe.

 

Mas enfim, há muitos tipos de chá, e os chineses os dividem em Cinco Grupos:

 

. Chá Branco

.Chá Verde

.Chá Amarelo (Oolong - Dragão Amarelo - relativamente recente)

.Chá Vermelho (Pu Er - Chá envelhecido)

.Chá Preto

 

Todos eles são feitos da mesma planta por mestres de chá, e a folha é preparada e muitas vezes enrolada. Infelizmente o chá que se vende no Brasil de forma geral é a sobra do preparo das folhas de Chá da China e da Índia, nem o gado os consome por lá. Mas por desconhecimento, acabamos não conhecendo o Chá verdadeiro.

 

Uma folha de Chá precisa estar inteira, e ela rende várias levas de Chá, não dá um bule apenas, pode e deve ser feito várias vezes, e uma porção pequena pode render alguns litros de Chá.

 

Cada Chá tem seus próprios segredos, e um bom mestre de ritual de Chá precisa conhecer bem o Chá antes de poder servi-lo da forma adequada. Cada tipo de Chá tem uma temperatura ideal da água para soltar seu sabor e suas propriedades e uma forma de preparo diferente. Alguns Chás precisam de água fervente, outros queimam se forem colocados em água fervente, cada Chá precisa de um tipo diferente de bule, e de uma forma diferente de ser preparada. É preciso saber observar o Chá, deixar ele te ensinar como deve ser preparado, é preciso experimentar e testar várias vezes as formas finas no preparado do Chá, até que ele esteja compreendido para poder servir o Chá para as pessoas, ou mesmo para que ele possa revelar suas propriedades e relaxar o corpo, limpando-o e auxiliando nos processos internos.

 

Cha Dao não faz parte do sistema original de JiuLong Kunlun, mas foi incorporado com o passar dos anos por ser uma prática taoista tão importante na China, e sem dúvida é uma ótima prática.